História da Confraria do Vinho Verde

Assim começa a história da Confraria do Vinho Verde

Em 1987, um grupo de viticultores decidiu criar uma confraria báquica para defesa do Vinho Verde. Constituiu-se em Comissão Instaladora e preparou o projecto de Estatutos da Confraria do Vinho Verde, que aprovou em Outubro de 1987.
Em 29 de Outubro de 1987, foi pedido o Certificado de Admissibilidade de Firma ou Denominação da Confraria do Vinho Verde, subscrito pelo Sr. Dr. António Maria Barbosa Vinagre, Sr. Albano Castro e Sr. Dr. Luís Filipe Bessa de Gusmão Rodrigues. Em 2 de Novembro de 1987. O Registo Nacional de Pessoas Colectivas emitiu o Certificado de Admissibilidade de Firma ou Denominação da Confraria do Vinho Verde. Em 26 de Fevereiro de 1988, no 2º Cartório Notorial do Porto realizou-se a escritura da Confraria do Vinho Verde.

O artigo 17 º dos Estatutos formaliza a Comissão Instaladora, constituída pelos 10 outorgantes da escritura, que estabeleceram as “ Usanças” e o regimento de Jóia e Quota, ratificados no I Capítulo, que se realizou em 17 de Junho de 1989.

A Cerimónia da primeira Entronização realizou-se em Guimarães, em 17 de Fevereiro de 1990, no Paço dos Duques de Bragança e, após a entronização, foi tirada a fotografia da praxe.

Cerimónia da 1ª Entronização, Paço dos Duques de Bragança, Guimarães, 17/02/1990

Em 2012 a Confraria do Vinho Verde comemorou o seu XXV aniversário.
Em 27 de Outubro de 2012, realizou-se em Guimarães, Capital Europeia da Cultura, a XL Entronização, tendo-se repetido a foto da praxe no mesmo local da de 1990, na frente da estátua de D. Afonso Henriques, junto ao Palácio Ducal.

XL Entronização, foto da praxe no mesmo local da de 1990, frente à estátua de D. Afonso Henriques, junto ao Palácio Ducal, Guimarães, 27/10/2012
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.