Fundação Eça de Queiroz
Fundação Eça de Queiroz Tormes... é um lugar mítico, designação literária que Eça de Queiroz deu a esta casa e quinta e pelas quais se apaixonou.
Em Tormes situa a acção do seu romance A Cidade e as Serras.
Hoje a casa (com capela, pátio e lagar) possui uma forte componente museológica, quer porque preserva o espólio do escritor, quer porque mantém vivo o cenário que Eça conheceu, de modo a que o visitante se sinta transportado à época em que o romance tem lugar.

Das actividades que realiza anualmente, destacam-se as seguintes: Curso Internacional de Verão; jornadas queirozianas; Conferências sobre temáticas queirozianas, ou outras versando temas relacionados com o desenvolvimento rural e local; exposições temáticas; promoção da gastronomia queiroziana; inventariação e tratamento do espólio da Fundação; entre outras.

Nome do confrade: Fundação Eça de Queiroz
Local de produção: Quinta de Vila Nova – Tormes, Santa Cruz do Douro, Baião
Contactos: feq@feq.pt ou 254 882 120
Luís Lencastre
Luís Lencastre
Vila Boa de Quires deve o seu nome ao nosso primeiro Rei, D. Afonso Henriques, que assim a baptizou por considerar que na região se faziam vinhos de grande excelência. Posteriormente, Vila Boa de Quires foi atribuída à Casa de Bragança no casamento da filha de D. Nuno Álvares Pereira e D. Afonso, filho de D. João I.

A CASA DE VILA BOA tem um espaço nascido com uma dedicação total ao vinho e a tudo o que o rodeia em especial. Ali existe um pequeno museu do vinho e um espaço com decoração inspirada em tudo a que essa indústria diz respeito.


Nome do Confrade: Luis Lencastre
Local da produção: Casa de Vila Boa de Quires - Marco de Canaveses
Contactos: luislencastre@casavilaboa.com, afonsolencastre@casavilaboa.com